domingo, 24 de maio de 2020

Lição 1 - "A Criação do Mundo"


Versículo para Memorizar:
"Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nele habitam". Salmo 24.1



  • Objetivos:
  1. A criança precisa compreender que Deus criou todas as coisas com o poder da sua Palavra;
  2. Entender que somos (humanos) obra das mãos Deus, imagem e semelhança do Senhor.
  • Dinâmica/Quebra-gelo:
Fôlego de Vida 

Materiais: 1 rosto de boneco feito de papelão
                 1 bola de encher 
                 1 palito de picolé

Desenvolvimento: Pedir que as crianças soprem na boca do boneco até encher o balão. Falar como o homem era antes de Deus soprar o fôlego de vida. Enfatizar o quanto somos importantes para Deus.
  • Introdução da História:
Quem já ouviu falar em  Leonardo da Vinci? Tarsila do Amaral ou Romero Britto? O que eles têm em comum?

Professor, apresente as fotos desses artistas e uma obra. Permita que as crianças expressem suas opiniões e conhecimentos.

Leonardo da Vinci
"Monalisa" (Leonardo da Vinci)

Tarsila do Amaral
"O Pescador" (Tarsila do Amaral)

Romero Britto

Eles são grandes pintores da história da arte! Alguns de vocês já devem ter estudado sobre eles na aula de artes da sua escola.

O quadro "Monalisa" de Leonardo da Vinci, por exemplo, é o quadro mais famoso do mundo... Mas se trata apenas de um quadrinho pequeno pintado há mais de 500 anos, que fica no Museu do Louvre em Paris, capital da França.

Nenhum desses artistas teve uma obra maior nem tão impressionante quanto a obra do nosso grande Pintor! Deus é o grande artista. Nosso grande CRIADOR!

Hoje nós iremos estudar como Deus fez o mundo e a sua maior criação: o ser humano. Vamos lá? 

Apresente o visual de Jesus, o Pintor. 

  • Base Bíblica: Gênesis 1 e 2
  • História
A história de hoje está escrita no primeiro livro da Bíblia. Alguém sabem qual é? (Deixe que as crianças respondam). Isso mesmo! Gênesis. Vocês sabem qual o significado dessa palavra? 

GÊNESIS significa: começo, princípio, início.

É isso mesmo, iremos começar a nossa história, claro, pelo começo...

"No princípio criou Deus os céus e a terra". Gênesis 1.1
Deus criou a luz e em seguida: (Apresente a criação de Deus na sequência)

 Avental
Números separados
Adão e Eva

1º DIA: Separação entre luz e trevas
2º DIA: Separação entre as águas e o firmamento (céu)
3º DIA: Separação entre as águas e a terra, fez crescer as plantas sobre a terra
4º DIA: Criou os luminares: Sol para o dia e Lua para a noite
5º DIA: Criou os animais aquáticos e aéreos 
6º DIA: Criou os animais terrestres e o ser humano (Adão e Eva)
7º DIA: Descansou de sua criação...

Professor, fale sobre o poder de Deus ao criar todas as coisas apenas com sua Palavra.

Deus criou todas as coisas apenas com sua Palavra, mas criou o homem de uma forma especial: com suas próprias mãos! E o fez a sua imagem e semelhança. Por isso somos especiais para o Senhor. 

Nessa lição falaremos sobre o respeito ao próximo, mesmo sendo diferentes (negro, branco, baigo, alto, gordo, magro, etc) e alertar sobre o Bulling com os colegas. Ressaltar o quanto somos especiais para Deus. Professor, aproveite esse momento para explicar que Deus se entristece quando maltratamos o nosso próximo, pois este também é criatura de Deus e Ele os ama. Explique o que é bulling e quais são:




  • Atividades:
Materiais: Cavalete de papelão
                 Pincéis
                 Tinta Guache
                 Desenho impresso com o auto-retrato
Desenvolvimento: Cada criança receberá um desenho, 1 cavalete, tintas e pincel. O professor solicitará que cada criança desenhe ou pinte o seu auto-retrato. Percebendo os detalhes que Deus fez ao criá-los. Os desenhos poderão ser expostos na sala na semana seguinte.
Modelo de Cavalete
 Ideia de paleta feita com papelão e tampinhas de garrafa.

Outra sugestão é construir um álbum da Criação com a turma. Essa atividade ajudará a memorizar a sequência da criação e é super divertida.








Uma outra sugestão é entregar atividades sobre os dias que Deus criou o mundo.



Sugestão: Durante ou após a história, você poderá construir um cenário junto com a turma, colocando os objetos de acordo com o dia que foi criado. Antecipadamente, apague as luzes (caso as crianças sejam maiores e não tenham medo de escuro) e/ou coloque uma cortina preta na sala. Conforme vai contando, acrescente ao cenário: águas (para as águas usamos um TNT azul e as crianças seguravam nas bordas sacudindo, imitando o movimento das águas), sol e lua, nuvens, plantas, animais (podem ser de pelúcia), use sua criatividade. Na criação do homem chame um menino e uma menina da turma.

  • Memorizando o Versículo:
Utilizar o pote dos versículos. (Veja como utilizar AQUI)
Em círculo, as crianças devem passar o pote ao som de uma música até parar, a criança retira um desafio do pote e deve cumpri-lo. 

  • Músicas:
Melô da Criação - Aline Barros

Autor da Criação - Diante do Trono

O dia em que Deus criou o Mundo - Alessandra Samadello


Apostilas para Download AQUI

Um Forte abraço! Que Deus te abençõe!
Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as novidades!








Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo do seu blog! Obrigada por compartilhar pois sou novata no ministério infantil e estava muuuuuuuito perdida e agora graças a Deus encontrei essas matérias e tem me ajudado bastante. Estou seguindo a sua lista do caderno de planejamento. Deus a abençoe grandemente!

    ResponderExcluir