domingo, 24 de maio de 2020

Memorizando as Escrituras


Professor, é importante que você reserve um tempo suficiente para a memorização das escrituras dentro do seu plano de ensino. Essa etapa é de grande proveito para a vida das crianças, não apenas na infância, mas por toda a vida.

Há várias razões para encorajarmos às crianças a memorizarem as escrituras:

·      Deus ordena que Sua Palavra esteja no coração, e isso só é possível quando ela é compreendida, aprendida e memorizada (Deuteronômio 6.6).

·      A Palavra de Deus é viva e poderosa – especialmente quando guardada na mente e no coração da criança.

·      É a boa semente (Lucas 8.11) que precisa ser plantada no coração e na mente das crianças.

·      Traz convicção de pecado, e uma melhor compreensão do caminho da salvação às crianças não salvas (1 Pedro 1.23).

·      Ajuda crianças cristãs a crescer (1 Pedro 2.2).

·      Evita que as crianças cristãs pequem (Salmo 119.9,11).

·      O Espírito Santo usa a Palavra de Deus memorizada na vida diária: para derrotar a tentação (Mateus 4.1-10); para dominar o pecado (Salmo 119.11); para fortalecer durantes as provações (Jeremias 15.16) e para ajudar quando tomar decisões (Salmo 119.105).

Antes de cada reunião, é necessário que você escolha com cautela e atenção o versículo a ser memorizado pelas crianças de sua turma.

a)    COMO ESCOLHER UM VERSÍCULO?

§  Escolha um versículo relacionado à verdade central da lição bíblica;

§  Escolha um versículo que será relevante e que ajudará às crianças com seus problemas e experiências;

§  Escolha um versículo que as crianças poderão entender e memorizar;

§  Escolha um versículo curto ou trabalhe o mesmo versículo durante várias semanas.

§  Escolha um versículo com palavras e conceitos dentro da compreensão das crianças.


b)   COMO ENSINAR O VERSÍCULO PARA AS CRIANÇAS?

§  Aprenda o versículo perfeitamente e a referência;

§  Sempre leia o versículo na sua Bíblia, não use apenas os recursos visuais (elas precisam ligar o versículo à Bíblia);

§  Ao recitar o versículo, repita a referência tanto no início como no fim;

§  Visualize o versículo, isso facilitará a aprendizagem;

§  Explique todas as palavras e explique o sentido do versículo;

§  Faça uma ligação/comparação entre o versículo e a vida das crianças;

§  Se as crianças já forem alfabetizadas, encoraje-as a procurar o versículo na Bíblia e o marcarem;

§  Alguns versículos foram transformados em músicas, esta é uma boa maneira de ajudar as crianças a aprende-los;

§  Dê para as crianças uma lembrança com o versículo para que ela leve para casa e aprendam (essa lembrança pode ter ligação com o significado do versículo. Exemplo: “Eu sou o pão da vida” (João 6.35) pode ser uma lembrança em forma de pão).

§  Repita o versículo quantas vezes forem necessárias (as crianças devem ouvir, ver e então dizer o versículo); elas devem repetir diversas vezes durante a reunião;

c)    MANEIRAS PARA MEMORIZAR OS VERSÍCULOS:

§  VISUALISE O VERSÍCULO
Você poderá escrevê-lo em cartolina, de forma simples;
Poderá visualizar as palavras em tiras para o flanelógrafo ou lousa;
Poderá usar figuras ou símbolos apropriados ao assunto feitos em papel, EVA ou outros materiais.

LEMBRE-SE: As imagens são grandes aliadas na hora da fixação do versículo, pois a criança poderá associá-lo à mensagem a ser passada.



Você pode escrever, de forma simples, as palavras com letra de forma num pedaço de papel de cartolina ou na lousa e remova-as (aos poucos) a cada vez que repetem, para desafiar as crianças a se lembrarem do versículo todo.
Variações: Varal com partes do versículo, pedaços de papel para que as crianças montem o versículo de forma correta.



Encha diversos balões e solte-os na sala de aula. Peça que os alunos estourem os balões e descubram o versículo que tem dentro.

Variação: Poderá organizar os balões em um varal, cole pedaços dos versículos nos balões e as crianças, uma a uma, devem estourar um balão e retirar o pedaço do versículo.


§  DESEMBARALHE O VERSÍCULO

Misture pedaços do versículo e peça que as crianças os organize.

§  DADO

Em cada lado do dado, existe um desafio a ser cumprido: recite o versículo com a ajuda de um amigo, explique o significado do versículo, escolha um amigo para recitar o versículo, encontre o versículo na bíblia, entre outros desafios. Use sua criatividade!

                                                                      

O pote é bem parecido com a atividade do dado. Dentro do pote coloque diversos desafios; sente as crianças em círculos, toque uma canção e passe por todas as crianças. Quando a música parar, a criança abre o pote e escolhe um desafio para cumprir. Essa atividade é muito divertida, utilize desafios engraçados e bem complicados!

Variação: Poderá organizar os desafios como uma batalha naval e utilizar dois dados: um com números e outro com letras.

§  MÍMICAS

Com a ajuda das crianças, crie gestos para cada palavra ou parte do versículo. Essa atividade poderá ser realizada ao final de um mês para que as crianças façam os gestos dos versículos estudados. Divida-os em equipes para que consigam juntos, descobrir a qual versículo se refere.

§  PINGUE-PONGUE BÍBLICO

As crianças e o professor dizem as palavras de um versículo de forma sequencial.
Variação: Divida as crianças em dois grupos – cada um diz o versículo palavra por palavra ou, ainda, um grupo diz a primeira parte e o segundo diz a outra parte.


DICA: Gosto de imprimir os versículos preto e branco para entregar para as crianças, assim elas continuam lendo o versículo enquanto pintam em casa.

Um Forte abraço! Que Deus te abençõe!
Curta a nossa página no facebook e acompanhe todas as novidades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário